quinta-feira, 20 de maio de 2010

33 - REGULAMENTAR PRA NÃO REGULAR.


Lendo e assistindo alguns debates sobre a legalização das drogas, eu vi algumas opiniões que até então me haviam passadas desapercebidas: não a questão da proibição, legalização ou descriminalização, mas sim a questão da regulamentação das drogas. O buraco é mais embaixo, porque mesmo que seja liberada, é preciso que haja regras pra que isso aconteça. Pra parar de regular, é preciso regulamentar! E aí eu resolvi escrever sobre uma coisa que tava na minha mente faz tempo. Eu acho o seguinte: assim como na lei de trânsito, que pra você dirigir um automóvel você precisa da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), com suas respectivas categorias, acho que pra você poder regulamentar e deixar claro a função de cada um (afinal, a única função existente até então é a de bandido) é habilitar as pessoas em seus vários níveis de manuseio ou contato com as drogas. Isso envolveria educação, conscientização, treinamento, pesquisa, cursos, palestras... muito parecido com o que temos hoje no trânsito. O governo iniciaria o primeiro cultivo da erva e para a distribuição, e os usuários, fornecedores e cultivadores seriam habilitados da seguinte maneira:

CATEGORIA U - USUÁRIO

Após alguns meses de cursos dado pelo governo sobre o uso e os problemas que acarretariam pra saúde sobre o uso da erva, a pessoa receberia uma habilitação da categoria U, de Usuário. Ela estaria apta a portar um peso X para uso próprio, a transportar e usar em locais disponíveis para a prática do fumo. Com isso acabariam os problemas com a polícia na rua em caso de abordagens de rotina em que normalmente o usuário é sempre taxado de bandido. Habilitado, seria mais seguro andar por aí, E assim como no automóvel, multas e apreenções e, em caso de reincidência , até mesmo retenção para quem andar com um beque sem estar habilitado.

CATEGORIA UD - USUÁRIO / DISTRIBUIDOR

Após 1 ano como usuário, a pessoa poderá iniciar o processo para a tirar a habilitação UD, de Usuário/Distribuidor. Essa pessoa faria uma série de cursos, frequentaria uma série de palestras sobre o tema, faria prestaria serviço comunitário com o objetivo de educar e discutir o tema, bem como teria treinamento de vendas PASSIVA para fornecer a erva para usuários habilitados na categoria U. Poderia abrir um ponto de venda em um local apropriado para o armazenamento e distribuição da erva. O preço poderia ser tabelado para evitar a concorrência predatória (por isso também o treinamento na venda passiva).

CATEGORIA UDF - USUÁRIO / DISTRIBUIDOR / FORNECEDOR

Após um período como Usuário ou Usuário/Distribuidor, qualquer pessoa que tenha um local apropriado para o plantio da erva poderia iniciar o processo para tirar a carteira de habilitação categoria UDF - Usuário/Distribuidor/Fornecedor. Essa pessoa seria treinada pelo governo para dar sequência ao plantio iniciado para uma melhor distribuição pelo país da erva. Isso seria importante para que, após um período estudando nas fazendas de maconha do governo, ouvesse um melhor know how de plantio para cada região do país, devido ao clima e características do solo de cada região. Ao longo do tempo essa pessoa iria recebendo certificações e autorização para uma maior capacidade de plantio da erva e incentivos financeiros para a pesquisa de cultivo para os vários tipos de sementes diferentes, em conjunto com o SEBRAE, por exemplo.

Com a legalização da erva e a correta regulamentação, o usuário poderia ter mais tranquilidade para andar pelas ruas sem ser taxado de bandido, ovos empregos seriam gerados e novas arrecadações de impostos e taxas. O pequeno traficante poderia sair da clandestinidade e ser integrado à sociedade, os empresários teriam uma nova opção de negócios, como a inauguração de clubes ou cafés habilitados para o usuário, a qualidade das sementes melhorariam e abririam-se campo para novas pesquisas e investimentos na área.

Claro que isso é só um esboço para gerar alguma discussão, muito precisa ser discutido. Alguns podem achar que impor regras seria mais como uma nova forma de controle ou repressão por partes das autoridades; mas sem regras nenhuma, apenas com leis ultrapassadas e provincianas, o que se tem é apenas despreparo, ignorância e violência. Que é como está hoje.

PS: eu até ia colocar os 3 modelos das carteiras de habilitação aqui, mas como eu sei que tem um monte de espíritos de pouca luz por aí, achei melhor não.

PS2: Se alguém tiver mais algumas idéias em cima disso, vamos melhorar! O negócio é transformar todo mundo em maconheiro de carteirinha, há! Eu, claro, teria que tirar uma habilitação FNU - Fornecedor Não-Usuário.

Abrax!

4 comentários:

Anônimo disse...

Você tá completamente maluco.

Rafa disse...

é.... esqueci o que eu ia comentar...

Luiz "TIM" Ernani disse...

Eu acho engraçado um Anônimo me chamando de maluco...

Douglas disse...

Putz, vc continua escrevendo muito bem hem cara. Adoro seus textos. Esse por exemplo seria perfeito para uma campanha para legalização das drogas. Acredito que se candidato fosse, ganharia muitos votos a partir desse seu projeto que bem poderia se transformar em um plano de governo rsrsrsrs
Mais uma vez, parabéns pelo texto. E por falar em textos bem elaborados... quando vão migrar do Blog para um livro hem?????
Estamos aguardando